



Quem somos?
Somos uma extensão do Grupo Tomaz que tem por objetivo prover soluções inteligentes, práticas e éticas a profissionais e empresas da área da saúde e bem estar.

Ao perceber o cenário de grandes dificuldades do mercado, em 2004, o nosso Diretor Geral Plínio Tomaz, publicou seu livro CONSULTÓRIO-EMPRESA e juntamente criou o movimento que recebeu o mesmo nome, para mostrar aos profissionais do ramo que É POSSÍVEL atingir RESULTADOS expressivos e sólidos com um consultório coerente, consistente e principalmente ÉTICO sem apelar para modismos ou propagandas apelativas.
A partir disso, foi construída uma rede de conteúdos e serviços para você poder enxergar que seu consultório também é, ou ainda será, uma grande empresa de sucesso. Por meio de mentorias, cursos, livros, PodCast e muito mais, nós lhe entregamos ferramentas e recursos para que, conosco, você construa um caminho de sucesso exclusivo para o seu negócio.
Nosso Manifesto:
Acreditamos no EMPREENDEDORISMO e na CAPACITAÇÃO DE GESTÃO como formas efetivas para a VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL e obtenção de RESULTADOS REAIS.
Acreditamos que a EXCELÊNCIA NA ENTREGA de serviços é capaz de gerar fidelização, novos clientes e reputação positiva.
Por isso, ajudamos profissionais e empresas da saúde de toda America Latina a pensar e agir de modo empresarial, captar clientes particulares, ganhar dinheiro de modo ético e ter gestão sob controle e sem stress.
Fazemos isso por meio de cursos práticos presenciais e online, mentorias e entrega de conteúdo de qualidade, para que cada um de nossos clientes possa alcançar seu potencial em plenitude.
Missão:
Nossa missão é te ajudar a alcançar sua visão!
Plínio Tomaz

Plínio Augusto Rehse Tomaz é cirurgião-dentista (1990, USF) e exerceu a profissão clínica por mais de uma década, paralelamente a uma bem-sucedida carreira no mundo corporativo. Desde o início de sua trajetória ocupou cargos em atividades gerenciais, tendo feito uma carreira como executivo em importantes empresas do setor saúde, tais como Quality-Dent Assistência Odontológica, Fundação CESP, ABRASPE (atual UNIDAS), Boston Medical Group, etc.
Especializou-se em Saúde Pública (UNAERP, 1993) e em Administração Hospitalar (IPH, 1995). Também é pós-graduado em Marketing (ESPM, 1998), Master em Inovação e Empreendedorismo (BI International, 2009), e Mestre em Bioodontologia (UNIB, 2017), entre outros cursos de atualização nacionais (Fiocruz, FGV, Fac. Saúde Pública, Fundecto, BI International etc) e internacionais (Harvard Business School, Babson, Berckeley, Disney Institute, Columbia University etc).
Palestrante, professor e consultor internacional, com experiência, cursos e diversas turmas realizadas em todo território nacional e em países sul-americanos.
Em 1999 lançou a 1ª edição do seu primeiro livro, o Marketing para Dentistas pela editora Navegar e mergulhou, definitivamente, na atividade de consultoria e treinamento. Este livro teve 5 edições e vendeu mais de 18 mil exemplares, um best seller no mercado editorial brasileiro na área da saúde.
Atualmente é Consultor Senior e sócio-diretor da TOMAZ Gestão e Marketing, uma das mais importantes empresas de consultoria, capacitação e pesquisas mercadológicas para o setor saúde da América Latina, completando 20 anos de atividade e mais de 3,5 mil clientes atendidos.
Também é, desde 2012, criador e coordenador do MBA em Gestão de Clínicas da UNIFASAM, com turmas em Goiânia (GO) e Brasília (DF), tendo recebido o 1º lugar na avaliação dos alunos (prêmio professores Top 6 realizado por turma) em 100% das turmas concluídas até este momento.
"A Tomaz consegue reunir os princípios fundamentais do marketing na área da saúde com ética e dinamismo, contribuindo para a valorização de todos nós profissionais da odontologia. Os resultados foram extraordinários!!"
Dra. Kelende Cássia Silva –CD, SP
História do Livro
O livro “Consultório-Empresa: Lições práticas de gestão e marketing para profissionais da saúde” foi originalmente publicado em 2004 pela editora Navegar, tendo sido o 2º livro escrito pelo Dr. Tomaz. Naquele momento, seu livro de estreia, “Marketing para Dentistas: Conquistando e Mantendo Clientes”, já estava em sua 3ª edição e se apresentava como um grande sucesso editorial nacional na odontologia.
Desde 1993 o Dr Plínio A. R. Tomaz vinha publicando artigos sobre gestão, marketing e temas afins em diversos periódicos brasileiros, em sua maioria jornais e revistas da classe odontológica, mas também alguns voltados para médicos, biomédicos e de outras classes profissionais da área da saúde. Eram inúmeras as participações em congressos também.

O conceito e o termo “consultório-empresa” foi sendo então por ele cunhado e amplamente difundido em seus textos e em suas palestras. Tais ideias que circundam o pensamento e prática empresarial por donos de consultórios (médicos, odontológicos etc) foram sendo conhecidos e utilizados como sinônimos do fato de que o profissional de saúde que deseja ter sucesso no consultório precisa, em essência, buscar informação e ajuda nas práticas gerenciais e de gestão do mundo corporativo.
Foi então que, dentre quase uma centena de artigos já publicados até aquele momento, selecionou alguns daqueles que considerou como os melhores publicados até então e decidiu agrupá-los em temas centrais, transformando-os em capítulos de seu próximo livro que, estava decidido, receberia o nome “Consultório-Empresa: Lições Práticas de Gestão e Marketing para Profissionais de Saúde”.

Reescreveu e ampliou alguns destes artigos/capítulos selecionados e, à esta coleção inicial, agregou novos artigos/capítulos que – assim entendeu – complementariam o conceito de empreendedorismo que vinha pregando a todas as classes de saúde com que tinha contatos regulares. Neste momento, também convidou alguns amigos e parceiros que compartilhavam das mesmas ideias, como os cirurgiões-dentistas empreendedores Patrícia Quinan, Maria Regina Bindão, Carlos Alcoba e Marcelo Fanganiello, além de Glaucia Passos, que não é cirurgiã-dentista, mas foi colaboradora da Tomaz Gestão e Marketing por quase 10 anos, para co-escreverem com ele alguns capítulos específicos.
Para prefaciar este novo trabalho, chamou o saudoso amigo gaúcho Dr. Henrique Teitelbaum, à época ocupando a presidência da ABO Nacional (Associação Brasileira de Odontologia).
Para as ilustrações, Dr Tomaz convidou um rapaz que fazia maravilhosas caricaturas e desenhos nas calçadas da Av. Paulista. Eklisleno, um rapaz com enorme valor e qualidades artísticas, foi contratado para fazer todas as gravuras do livro e o desenho original que viria a ser a primeira capa da publicação. Excelente trabalho, que o levou a receber outros importantes convites profissionais!
Definido o que seria o conteúdo dos capítulos e concluído os devidos ajustes, a primeira edição do livro foi lançada em junho de 2004 com impressão inicial de 3.000 exemplares, todos vendidos em pouco mais de 24 meses! O lançamento oficial ocorreu em São Paulo, num coquetel com palestra do Dr. Tomaz para um grupo seleto de convidados, amigos e parentes.
No ano seguinte, uma primeira versão de um curso com o nome “Consultório-Empresa”, com 2 dias de duração, foi oferecida a profissionais de saúde. Novamente um sucesso e mais de 12 turmas ministradas nos quatro anos que seguiriam.
Em 2007 é então publicada a 2ª edição do livro, com nova capa. Mais uma vez, teve mais 3.000 exemplares vendidos em pouco mais de 24 meses.
Em 2009 e em 2012 novas tiragens (reimpressões) da 2ª edição foram feitas.
Em consequência deste sucesso e do conteúdo relevante contido no livro, um importante laboratório farmacêutico do país (Lundbeck) encomendou uma edição e tiragem exclusiva para eles. Esta edição especial, com prefácio próprio e outras pequenas distinções, foi distribuída exclusivamente pelo laboratório aos profissionais médicos de seu relacionamento.
O curso homônimo ao livro tomou o formato de 3 dias com 8 horas cada (até então o curso possuía apenas 2 dias) e passou a ser realizado em todo o país. Também já foram realizadas turmas no Paraguai (adaptadas e acrescidas com outros temas, em formato estendido).

Em 2018 lançamos o PODCAST Consultório-Empresa, com dicas e provocações sobre o pensamento empresarial para profissionais de saúde, conteúdo este que você pode acessar aqui mesmo neste site.
O conceito Consultório-Empresa, que inicialmente era “apenas” um termo criado pelo Dr. Tomaz para falar sobre o pensamento empresarial, algo necessário ao sucesso do consultório ou clínica, e que depois virou um importante curso de introdução à gestão de consultórios, passou a ser sinônimo de conteúdo relevante sobre negócios em saúde, ou seja, uma “marca” que abrange todo tipo de informação que ajude, oriente, dê dicas e insights, ou ainda que capacite o profissional de saúde a ser bem sucedido em seu empreendimento, ainda que de micro porte.
Para 2022 em diante... muitas outras novidades estão sendo preparadas com o objetivo de ajudar o profissional de saúde que empreende através de um consultório, clínica ou laboratório a ser bem-sucedido!