Perguntas e desafios sobre os
capítulos do livro
A seguir, sugerimos algumas perguntas para que você possa verificar se aprendeu corretamente o que cada capitulo Consultório-Empresa tem de maior importância.
Capítulo 1
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Por que podemos afirmar que o consultório é uma empresa?
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Como você se sente sendo chamado de empresário?
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O que as faculdades deveriam fazer para melhor preparar os alunos (novos profissionais) para que não precisem passar pelos mesmos problemas e dificuldades que vc passou ou passa?
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Se puder dar uma nota de 0 a 10 para o seu despreparo administrativo e o quanto siso te atrapalhou, que nota seria?
Capítulo 2
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O que é marketing?
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Qual a diferença entre marketing e propaganda?
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O que são intreralçoes mercadológicas?
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Como é a sua relação com cada um dos players do seu mercado?
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Com o que vc de fato concorre atualmente?
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Como vc está hoje com relação ao público alvo?
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Seu cardápio de serviços está adequado ao publico alvo? Como por der certeza disso?
Capítulo 3
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Quem é seu cliente-alvo?
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Qual a diferença entre cliente e paciente?
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Quem é o cliente principal para um profissional que exerce apenas a especialidade?
Capítulo 4
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O que é marca?
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O que é personalidade de marca?
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Por que podemos dizer que “a reputação é mais importante que a conta bancária”?
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O que é uma marca “ditador/rei”?
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O que é uma marca “herói/vencedor”?
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O que é uma marca “supertécnico”?
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O que é uma marca “amigão”?
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O que é uma marca “mutante/político”?
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Cite, de cabeça, pelo menos 10 dicas adicionais que este capítulo apresenta sobre o conceito da criação da marca.
Capítulo 5
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Quais são os seus furos no balde?
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O que é mais difícil: captar clientes ou mantê-los? Por que?
Capítulo 6
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O que é marketing pessoal?
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Por que devemos agir como um “vencedor” para alcançarmos resultados mais ousados?
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Por que entusiasmo é importante?
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Que tipo de primeira impressão você/sua clínica está passando a seus clientes?
Capítulo 7
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Como você escolhe o local para o consultório?
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O que é compra por conveniência? Que tipo de estabelecimento de saúde melhor se adequa a este perfil de compra?
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O que é compra por comparação? Que tipo de estabelecimento de saúde melhor se adequa a este perfil de compra?
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O que é compra por especialidade? Que tipo de estabelecimento de saúde melhor se adequa a este perfil de compra?
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Quando é melhor ficar próximo de seus “pares”?
Capítulo 8
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O que é experiência cognitiva?
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O que é experiência?
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O que são evidências físicas?
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Que características de sua sala de espera evidenciam o que você é (quer ser)?
Capítulo 9
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O que querem os clientes?
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Qual a diferença entre necessidade e desejo?
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Como você pode descobrir o que os seus clientes desejam?
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Cite os 5 itens mais relevantes para que pessoas de classes A e B escolham seus profissionais de saúde.
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Cite os 5 itens mais relevantes para que pessoas de classes C e D escolham seus profissionais de saúde.
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O que você vai fazer para fortalecer estes pontos em sua clínica?
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Cite os 5 principais fatores que fazem com que pessoas de classes A e B abandonem seus atuais profissionais de saúde.
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Cite os 5 principais fatores que fazem com que pessoas de classes C e D abandonem seus atuais profissionais de saúde.
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O que você vai fazer para corrigir estes pontos em sua clínica?
Capítulo 10
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Como se comunicar com o cliente?
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De um modo geral, o que todos esperam em seus relacionamentos?
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O que são filtros perceptivos?
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Por que devemos conhecer as expectativas de nossos clientes?
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Cite pelo menos 3 coisas que pode fazer para melhorar seu relacionamento e comunicação com seus clientes.
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Cite pelo menos 3 coisas que deverá evitar ou eliminar em seu relacionamento e comunicação com seus clientes.
Capítulo 11
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Como conseguir o UAU?
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Qual a relação do “uau” com as expectativas do cliente?
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Cite pelo menos 5 formas de superar as expectativas do cliente.
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Como podemos conhecer as expectativas de nossos clientes?
Capítulo 12
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Por que devemos saber se nossos clientes estão satisfeitos?
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Como podemos medir a satisfação do cliente?
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Quais as características de uma boa pesquisa de satisfação?
Capítulo 13
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O que é identidade visual?
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Por que é importante ter uma identidade visual?
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O que compõe uma identidade visual?
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Que padrões visuais você adota?
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Explique o significado das cores azul, vermelho, amarelo, branco e verde.
Capítulo 14
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Como você se diferencia na primeira consulta?
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Quais são os 5 fatores de qualidade do atendimento segundo pesquisadores da Universidade do Texas?
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O que é diferenciação? Como o cliente percebe isso?
Capítulo 15
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Como você lida com reclamações?
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Qual é a regra de ouro para lidar com reclamações?
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Por que e quando um cliente não reclama?
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Por que podemos dizer que quando o dono de uma clínica ouve uma reclamação direta do cliente isso é um fato bom?
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Quais os 9 passos para lidar com reclamações (em ordem)?
Capítulo 16
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O que você entende por agregar valor?
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Você conhece clínicas ou outras empresas que ainda vivem em eras anteriores (produto, cliente etc)? O que poderia dizer a elas sobre isso para que pudessem evoluir?
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Cite pelo menos 4 dicas de como agregar valor a seus clientes.
Capítulo 17
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O que é custo fixo? Dê exemplos.
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O que é custo variável? Dê exemplos.
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Qual impacto do custo variável no preço final?
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Qual a fórmula da formação do preço?
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Como você define seus preços?
Capítulo 18
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Afinal, por que podemos afirmar que não devemos dar desconto?
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Em que situações podemos dar desconto?
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Qual a relação de preço e valor?
Capítulo 19
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Como podemos fazer o controle financeiro?
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Por que isso é importante?
Capítulo 20
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Quantidade é sempre contrário à qualidade?
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Como podemos definir qualidade?
Capítulo 21
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Por que não devemos culpar os materiais e protéticos pelo preço cobrado?
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Você concorda com a frase do autor do livro: “toda guerra de preço é burra, pois retira valor e destrói o mercado”? Reflita e discorra sobre esta afirmação.
Capítulo 22
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Você tem equipe ou bando?
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Você elogia sua equipe? Como o faz?
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Como seleciona sua equipe?
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Como elogiar alguém?
Capítulo 23
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Como você faz o processo seletivo de pessoas para trabalhar com você?
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Você sabe delegar tarefas?
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Quando devemos delegar e quando não?
Capítulo 24
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O que você diria a um colega com dificuldades para sair do buraco? Use pelo menos 4 orientações extraídas deste capítulo.
Capítulo 25
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Qual importância da tecnologia na relação profissional-paciente em saúde?
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Qual a importância da tecnologia na produtividade?
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Que critérios você utiliza para decidir se irá adotar ou não uma determinada nova tecnologia?
Capítulo 26
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Quais os novos perfis de cientes que você percebe estar surgindo no Brasil?
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O que vai fazer a respeito disso?
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Procure na internet a respeito destes outros perfis: DINCs (ou DINKs) e New age (recém aposentados). Que lições ou oportunidades pode extrair destes outros grupos?
Capítulo 27
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O que é networking?
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Como fazer networking?
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Quais as vantagens desta prática?
Capítulo 28
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De quem é a culpa pelo insucesso de uma clínica?
Capítulo 29
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Quais são as 9 regras do boca a boca?
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Quais destas 9 ações você tem mais facilidade em pôr em prática?
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Por que os “comentários internos têm poder”?
Capítulo 30
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Quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo?
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Você possui um plano de vida/carreira?
Capítulo 31
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O que está fazendo hoje para garantir rendimento e seu sustento na aposentadoria?
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Pesquisa na internet sobre modelos de previdência pública e privada. Quais as diferenças entre os diversos tipos e modalidades a serem contratadas?