Integridade

April 18, 2018

Há um ditado popular que diz "faça o que eu digo, mas não o que eu faço", que certamente você conhece. Será que isso é mesmo válido ou recomendável?

O mundo das relações humanas, inclusive as comerciais são baseadas em confiança e, por isso, a palavra credibilidade é tão fundamental ao sucesso de qualquer negócio, incluindo consultórios ou clínicas.

As pessoas não gostam de se relacionar com quem não lhes inspira confiança. Isso é uma verdade! Você mesmo pode comprovar isso com as pessoas que escolhe para ter alguma contato mais próximo. Se precisa conviver com alguém que não confia, certamente não o faz por opção, mas por forças das circunstâncias (é um colega de trabalho ou um parente, por exemplo), mas não escolhe relacionar-se com pessoas incoerentes ou sem credibilidade. Pense um pouco: você contrata um serviço de quem não confia? Não. Então comece a prestar atenção no grau de confiabilidade que está transmitindo à comunidade local e a seus pacientes.

Assim chegamos ao nosso ponto central deste artigo: integridade. Ser íntegro é, antes de tudo, ser coerente. É também ser seguidor de princípios elevados, ser ético, ser crível.

Desta forma, o seu discurso e sua pregação precisam estar em plena sintonia com os seus atos. Se você diz que é e faz uma coisa mas age de modo diferente, será incoerente, ou seja, não íntegro. Isso é transmitido a seus parceiros comerciais, à sua equipe e clientes, podendo gerar grandes problemas e conflitos. É uma auto-sabotagem!

Procure analisar a si mesmo sob o ponto de vista desta coerência, ou falta dela. Mas aqui vai uma notícia: ninguém é perfeito e todos somos, em algum grau, um pouco incoerentes. Por exemplo: às vezes defendemos uma causa, mas quando acontece conosco, entendemos que a "justiça" deve ser um pouco mais tolerante no nosso caso. A questão é: o quanto isso reflete em sua vida? Esse pequeno grau de incoerência que todos ser humano tem não pode, de forma alguma, servir de desculpa para não procurar melhorar e ser uma pessoa mais completa a cada dia.

O fato é que o sucesso profissional está muito relacionado às sensações e percepções por parte de nossos clientes, e entre estas, a credibilidade e confiabilidade estão entre as principais, como já mencionei a pouco.

Tenho certeza de que você quer ser bem sucedido e procura diligentemente as melhores formas de conquistar isso: faz cursos, melhora tecnicamente, participa de congressos e talvez até faça ações que pensa ser marketing (às vezes não são marketing, mas apenas propaganda... e sem qualquer estratégia pré-definida), mas se esquecem do componente humano, relacional, essencial para qualquer negócio.

Seja íntegro, ético, alguém que inspire confiança, crível. Aproveitando o "gancho", aprenda também a ser mais comunicativo, bem humorado e simpático. Procure pessoas nas quais confie (seus amigos) e peça a elas para que lhe dêem um feed back sobre seu progresso nestas áreas. Dica: se precisar e quiser, contrate um serviço de coaching (ou mentoring) para receber este tipo de ajuda e suporte. É uma espécie de personal trainer de carreira profissional.

Exercite-se. Não basta querer ser bem sucedido e desejar alcançar alvos. É preciso comprometer-se consigo mesmo a trabalhar a cada dia para que isso aconteça.

Comece hoje. Eu já comecei.... viu como sou coerente?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Aumentando Sua Receita

April 18, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por GRUPO TOMAZ.