Sucessofobia

April 18, 2018

Não sei se a palavra acima existe de fato, mas sei que o fato existe.

Psicólogos e psiquiatras já escreveram milhares de linhas sobre este assunto tão comum em seus consultórios, mostrando que, mesmo sem perceber, muita gente atrapalha seu próprio sucesso e têm medo de vencer, ou melhor, das conseqüências de ser bem sucedido.

Pessoas com sucessofobia não se permitem estar felizes se sabem que alguém próximo não está. Sabotam sua própria felicidade para não sentirem-se culpadas. Outros, têm tanto medo de serem alvo de inveja que não contam a ninguém sobre suas vitórias e até evitam-nas. Há também aqueles que são tão ansiosos por resultados extraordinários que freqüentemente se frustram, mesmo conquistando alguma coisa boa. Como sempre acham que poderia ter sido melhor, evitam as conquistam para não sentirem novamente a sensação de frustração.

Mas é preciso destacar que esse tipo de comportamento é completamente inconsciente, para que ninguém que não consiga o que quer, ainda tenha que carregar o sentimento de culpa de ter sido ele mesmo seu grande oponente.

A timidez também é outro grande inimigo do sucesso, pois muita gente sente-se tão envergonhada quando, por exemplo, alguém importante da empresa (dono da clínica, diretor do hospital, etc) lhe parabeniza por um trabalho bem realizado, que prefere não tê-los para não ser notado ou não ficar neste “descon¬fortável” destaque.

Há colegas com fortes inibições para receber elogios, negociar preços, conversar com autoridades ou até mesmo para falar ao telefone, a ponto de evitarem estas atividades. Segundo os psicólogos, uma mesma pessoa pode apresentar comportamentos inibidos em determinadas áreas de sua vida mas serem desinibidas em outras, o que está diretamente ligado à auto¬confiança que temos em nossas capacidades de obter ou não re¬sultados favoráveis.

Curiosamente, ao invés de tentar vencer ou encarar o problema dentro si mesmos, muitos preferem achar culpados por todas as suas derrotas e reclamar do “mundo” e das “coisas”. Já perderam, antes mesmo de terem entrado no jogo.

Gostaria de sugerir que você pensasse sobre esse assunto, aproveitando o início de mais um ano, pois esta costuma ser uma época de reflexão sobre o que fizemos e para fazer novos planos para o futuro. Lembre-se que para vencer é preciso arriscar, fazer, tentar, errar, tentar novamente. Só pessoas confiantes e seguras terão sucesso. É preciso acreditar em si próprio. Comece hoje. Sempre dá tempo e é tempo de recomeçar.

Você merece cada uma das vitórias que certamente virá a ter. Você pode mudar e ser como quiser, a decisão é sua. Se tiver muita dificuldade nisso, procure ajuda de um especialista.

Espero, em breve, receber notícias suas contando todas as vitórias que teve e dizendo como passou de sucessofóbico a sucessomaníaco!!.....

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Aumentando Sua Receita

April 18, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por GRUPO TOMAZ.