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Integridade

Há um ditado popular que diz "faça o que eu digo, mas não o que eu faço", que certamente você conhece. Será que isso é mesmo válido ou recomendável?

O mundo das relações humanas, inclusive as comerciais são baseadas em confiança e, por isso, a palavra credibilidade é tão fundamental ao sucesso de qualquer negócio, incluindo consultórios ou clínicas. As pessoas não gostam de se relacionar com quem não lhes inspira confiança. Isso é uma verdade! Você mesmo pode comprovar isso com as pessoas que escolhe para ter alguma contato mais próximo. Se precisa conviver com alguém que não confia, certamente não o faz por opção, mas por forças das circunstâncias (é um colega de trabalho ou um parente, por exemplo), mas não escolhe relacionar-se com pessoas incoerentes ou sem credibilidade. Pense um pouco: você contrata um serviço de quem não confia? Não. Então comece a prestar atenção no grau de confiabilidade que está transmitindo à comunidade local e a seus pacientes. Assim chegamos ao nosso ponto central deste artigo: integridade. Ser íntegro é, antes de tudo, ser coerente. É também ser seguidor de princípios elevados, ser ético, ser crível. Desta forma, o seu discurso e sua pregação precisam estar em plena sintonia com os seus atos. Se você diz que é e faz uma coisa mas age de modo diferente, será incoerente, ou seja, não íntegro. Isso é transmitido a seus parceiros comerciais, à sua equipe e clientes, podendo gerar grandes problemas e conflitos. É uma auto-sabotagem! Procure analisar a si mesmo sob o ponto de vista desta coerência, ou falta dela. Mas aqui vai uma notícia: ninguém é perfeito e todos somos, em algum grau, um pouco incoerentes. Por exemplo: às vezes defendemos uma causa, mas quando acontece conosco, entendemos que a "justiça" deve ser um pouco mais tolerante no nosso caso. A questão é: o quanto isso reflete em sua vida? Esse pequeno grau de incoerência que todos ser humano tem não pode, de forma alguma, servir de desculpa para não procurar melhorar e ser uma pessoa mais completa a cada dia. O fato é que o sucesso profissional está muito relacionado às sensações e percepções por parte de nossos clientes, e entre estas, a credibilidade e confiabilidade estão entre as principais, como já mencionei a pouco. Tenho certeza de que você quer ser bem sucedido e procura diligentemente as melhores formas de conquistar isso: faz cursos, melhora tecnicamente, participa de congressos e talvez até faça ações que pensa ser marketing (às vezes não são marketing, mas apenas propaganda... e sem qualquer estratégia pré-definida), mas se esquecem do componente humano, relacional, essencial para qualquer negócio. Seja íntegro, ético, alguém que inspire confiança, crível. Aproveitando o "gancho", aprenda também a ser mais comunicativo, bem humorado e simpático. Procure pessoas nas quais confie (seus amigos) e peça a elas para que lhe dêem um feed back sobre seu progresso nestas áreas. Dica: se precisar e quiser, contrate um serviço de coaching (ou mentoring) para receber este tipo de ajuda e suporte. É uma espécie de personal trainer de carreira profissional. Exercite-se. Não basta querer ser bem sucedido e desejar alcançar alvos. É preciso comprometer-se consigo mesmo a trabalhar a cada dia para que isso aconteça. Comece hoje. Eu já comecei.... viu como sou coerente?

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